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Geografia e tecnologia: "Utilizando o QR Code na aula de Geografia"

Conheça o QR CODE e torne suas aulas mais dinâmica e interativa

O QR CODE é uma ferramenta que torna a aula mais dinâmica e já aproveita o gosto dos jovens por tecnologia e aulas diferenciadas.

QR CODE. O que é?
É um código de barras em 2D e pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:

Numéricos: 7.089
Alfa-numérico: 4.296
Binário (8 bits): 2.953
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817

Origem
Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

Para que serve?
A banda Pet Shop Boys, no clipe da música “Integral” utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites. No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites. Acessando o site, é possível criar um QR Code personalizado.


Proponho uma atividade, baseada na utilização do QR CODE, no intuito de fazer com o que o aluno desenvolva o interesse, curiosidade e busque o conteúdo, e/ou desvenda "o mistério por detrás do código".
A sugestão é: aplicar este tipo de atividade como trabalho complementar, ou o professor pode utilizar como uma fonte digital de conteúdo.
As propostas de atividades aqui publicadas e sugeridas, já foram desenvolvidas e aplicadas em sala de aula, com alunos.

Como criar um QR CODE?
Bem, há como criar em programas gráficos, porém, há uma forma muito mais fácil e "quase instantâneas" de criar seu o QR CODE, com o conteúdo, que você desejar. É preciso estar atento (a) aos detalhes e passo a passo da criação. 

Para conhecer o site gerador de QR CODE, CLIQUE QUI
Lembrando que, existem vários sites geradores deste código. 


O QR CODE NA PRÁTICA

Antes de realizar a atividade, foi explicado sobre a diferença e as características do QR CODE e do CÓDIGO DE BARRAS.

Na atividade realizada, é uma demonstração da versatilidade e modernidade que o QR CODE oferece as aulas. O docente, pode armazenar arquivos em: PDF, imagens, áudios, vídeos, links diretos, e demais arquivos/formatos (ver as disponibilidades do site). 
Em sala, o QR CODE, pode ser uma ótima ferramenta de interação entre o aluno e o conteúdo.

Como já foi dito, há várias opções de armazenamento dos arquivos e/ou direcionamento de links. A escolha, depende da proposta de atividade, elaborada pelo docente.




Código 01
CÓDIGO 01- QR CODE da fotografia armazena em JPEG no gerador de Qr Code. Neste Code, a imagem fica armazena no site de hospedagem do site gerador do código. 


CÓDIGO 02- QR CODE da fotografia, configurado para direcionar para link da web, no caso, foi utilizado a rede social Facebook. O conteúdo, direciona link em uma página no Facebook. 
Código 02



CÓDIGO 03: Direciona para o link desta postagem (link que você configurar, escolher).



Assim como aparece em embalagens e muitos produtos e marketing em geral. Após realizar todos os passos, o QR Code foi inserido na fotografia, para servir de exemplo para o Blog. Ver o exemplo abaixo. 













É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.







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